quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MEGALIVRO ***

A odisséia de "Letícia Carialba”

O romance é estreia do cearense José Gomes de Magalhães


   O livro "Letícia Carialba", do escritor José Gomes de Magalhães que passou a maior parte da sua carreira lecionando no Brasil e no exterior no domínio da cultura germânica, no traz uma abordagem regional genuinamente nordestina com requinte europeu. Zaqueu Levy, narrador onisciente criado pelo autor, nos conta como virou cronista narrando à trajetória da belíssima Letícia Carialba, natural de Riacho dos Monges, no Ceará. Letícia fez curso superior em Fortaleza e morou na California, concluindo seu doutorado em Sexologia. A protagonista volta à Fortaleza, antes de seguir viagem para Amsterdã, seu futuro destino, com temporada prevista de oito meses pela Europa e o Oriente Médio em novo projeto de pesquisa com a finalidade de escrever o livro "O equilíbrio do corpo". 

Juntamente com o cronista percorremos o caminho de Letícia através do inventário do autor com o máximo de sua construção semântica e da sua pluralidade de forma que apesar de ser uma estreia de José Gomes Magalhães, certamente provém de ideias maduras e de uma criatividade crua revelando sua identidade literária. Ao longo de sua jornada a brasileira nos envolve com sua alegria, sua perspicácia e sua cultura diversificada colhida de cada país que já havia visitado. Faz inúmeros amigos que contribuem com sua a sua pesquisa. Tem uma relação muito presente com sua terra natal, e quando a saudade aperta, fala sobre o lugar onde nasceu e sobre a sua família aos seus ouvintes curiosos, com a promessa dos mesmos de algum dia ir visitá-la no Nordeste Brasileiro.

Carialba coleciona muitos elogios como "voz de mel", "olhos levantinos", "um metro e setenta de milagre retilíneo", dentre outros que a descrevem metaforicamente. Dona de uma fé inabalável em contraste com a sua "modernidade indefinível", Letícia visita várias igrejas e catedrais históricas, Notre Dame é uma delas. Ao final da sua viagem  fica emocionada ao visitar a cidade Santa com o Padre brasileiro, Álvaro. Os laços fraternais que criou foram de fato inesquecíveis como o beduíno, o músico, o astrônomo, o floricultor, o italiano, o califa e tantos outros. Agradece a todos que colaboraram com sua pesquisa. Retorna a Riacho dos Monges, passando por São José dos Ausentes (RS), para um encontro com Júlio Moretti, o floricultor, onde pretende reorganizar seus laços enraizados no interior do Ceará.

O livro foi lançado oficialmente no dia 06 de Novembro de 2013 na Livraria Cultura. A capa e ilustrações contidas nesta edição são assinadas pelo artista plástico Simon Fernandes. O preço do exemplar é de R$ 27,00 e está disponível para compra online no site "http://bit.ly/leticiacarialba".

Por: Samara Lima



Fonte:

"JORNAL MEGA EXTRAORDINÁRIO"


CADERNO DE ARTE E CULTURA: "MEGACULT"

Jornalismo FIC 2013.2 - Noite

Impresso:


Nenhum comentário:

Postar um comentário