quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MEGAEXPOSIÇÃO *****

 Centenário Tomie Ohtake em Fortaleza

Multiarte celebra os 100 anos da artista com “Pinturas recentes"




   A exposição "Pinturas recentes" teve abertura oficial com coquetel em comemoração ao centenário da artista plástica japonesa Tomie Ohtake, que completou 100 anos neste último dia 21 de Novembro em São Paulo, com sua família.

Para a comemoração ser completa, Ricardo Ohtake, filho e diretor do Instituto Tomie Ohtake tomou a iniciativa de espalhar diversas obras de Tomie por várias galerias do Brasil. No Ceará, o local definido foi a Galeria Multiarte, na Aldeota, por um convite feito ao diretor Max Perlingeiro que se juntou a esta grande homenagem à Tomie.

A artista japonesa veio ao Brasil com vinte e três anos de idade para visitar um irmão, mas devido aos conflitos da Segunda Guerra Mundial teve que permanecer no país, onde se naturalizou. A artista é referência do abstracionismo informal, se consagrando no mundo das artes plásticas pelo processo de síntese entre os opostos - rigor e delicadeza. Além das pinturas, Tomie produz belíssimas gravuras em grande escala dimensional e esculturas que vão além dos seus limites físicos, subestimando também os limites da sua idade, demonstrando uma contínua atividade criativa mesmo se aproximando dos seus 100 anos. Tomie confessa que em seu ateliê costuma pintar e criar deitada para não ficar fatigada facilmente. A dualidade é a expressão mais evidente em suas obras, gerando um conceito de reinvenção da simplicidade. “Tudo que fiz foi com muito prazer e esforço. A rigor, não há algo em especial, porque tudo é especial, desde fazer uma pintura que realizo há 60 anos ou uma obra que nunca fiz antes”, explica a artista.

Já foram realizadas diversas exposições este ano, tais como, “Tomie Ohtake – Correspondências” que faz referência de suas obras com as de Mira Schendel, Cildo Meireles e Nuno Ramos, entre outros, e “Influxo das Formas”, uma mostra com cerca de 130 obras e estudos, ambas no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo. A galeria Nara Roesler, anteriormente exibiu “Tomie – obras recentes: de 2012 e 2013”, em São Paulo. Em novembro, foi realizada no dia 07 de Novembro a abertura de “Tomie Ohtake – Pinturas recentes”, exposição comemorativa do centenário de nascimento da artista, na Multiarte, em Fortaleza, como também a mostra "Pinturas Cegas", no Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro. Para fechar o calendário de homenagens, o Instituto Tomie Ohtake apresentou “Tomie Construtiva”, no dia do seu aniversário.



A exposição do Multiarte conta com cinco obras monocromáticas assinadas como "Pinturas recentes" datadas em 2013, além das gravuras de grandes dimensões que compõem um conjunto de obras raras e significativas à extensa carreira de Tomie Ohtake. Além da enorme escultura de metal no final do salão que abusa de curvas e simplicidade, como uma cadeira de balanço que nunca para de se mexer e que foi criada exclusivamente para a exposição na capital cearense. A artista possui uma relação de carinho muito especial com a cidade de Fortaleza desde a década de 90 quando veio pela primeira vez, onde fez muitos amigos e voltou diversas vezes. “Ficamos honrados em participar das comemorações do seu centenário de nascimento”, comentou Max em release da nova exposição em Fortaleza.

Durante o processo criativo, Ohtake teve o cuidado de utilizar somente cores primárias (azul e amarelo), com traçados fortes,  garantindo força e movimento que se refazem ao descobrir formas geométricas sutilíssimas que nos mergulham nas fronteiras da imaginação. O Branco iluminando o fundo das cores fortes parece incandescer a pintura, o preto, presentes nas cores concentradas do azul e do verde dão sentido de solidez aos quadros. A segunda cor explorada é o verde, uma cor secundária forte, resultado da mistura das duas cores primárias trabalhadas anteriormente. Seguindo a mesma linha de expressão a obra finaliza com um pequeno segredo, uma cor primária oculta (vermelho) sobre uma cor secundária (verde) e uma cor forte primária (azul), criando um contraste bastante intrigante aos olhos, mesmo de uma forma discreta e em alguns quadros somente. Qualquer leigo sabe que tais cores são conflitantes e seria perceptível, o que não é provocado intencionalmente pela artista. Poucos percebem... eis o mistério da força e sabedoria de Tomie Ohtake. Pinceladas circulares, curtas, justapostas e sobrepostas criam uma atmosfera dinâmica e persistente.

Recentemente Tomie teve parte de um tapete que desenhou encomendada por Oscar Niemeyer em 1989 para compor o Memorial da América Latina que fica na Zona Oeste de São Paulo, prédio que faz parte do projeto arquitetônico idealizado por ele. O incêndio ainda não foi esclarecido, mas informações de funcionários que trabalhavam no local antes do incêndio nesta última sexta-feira (29), afirmaram que houve uma queda de energia antes do fogo se propagar, provavelmente provocada pela queima de alguma lâmpada em um possível curto-circuito. A peça tinha 70 metros de largura e 620m² ao todo, ocupando a parede lateral do Auditório Simón Bolívar. Em nota à Imprensa Tomie Ohtake afirmou que poderá reproduzir a parte danificada pelo fogo.

Como atividade complementar à Exposição, a Multiarte convidou o crítico de arte Agnaldo Farias, curador do Instituto Tomie Ohtake que realizou uma palestra sobre a produção atual de Tomie Ohtake nesta última segunda-feira (02). A exposição ficará aberta ao público até o dia 20 de Dezembro.

SERVIÇO

• Galeria Multiarte. Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota, Fortaleza, CE. Telefone: 85-3261-7724. Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 10 às 18h e, aos sábados, das 14 às 18h. Período da exposição:  8 de novembro a 20 de dezembro de 2013.

Matéria especial por: Carlos Augusto Rocha


Fonte:

"JORNAL MEGA EXTRAORDINÁRIO"


CADERNO DE ARTE E CULTURA: "MEGACULT"

Jornalismo FIC 2013.2 - Noite

Impresso: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário