segunda-feira, 25 de junho de 2012

12º Festival Internacional de Dança de Fortaleza



O Fendafor 2012 apresentará na sua abertura o espetáculo “Giselle”

O Festival de Dança de Fortaleza chega na 12ª edição com Michele Saramago no palco principal do Teatro José de Alencar

O Festival Internacional de Dança Itinerante do Ceará chega a Fortaleza neste dia 26, no Teatro José de Alencar, abrangendo espaços como o jardim e o palco principal com diversas atrações e solenidade de entrega do Troféu Fendafor 2012 que homenageará personalidades cearenses que propagam valores à cultura facilitando o acesso das pessoas à arte através de projetos e ações, ferramentas essas que são triviais na disseminação da educação e conhecimento da arte para todos.

A abertura este ano fica por conta do espetáculo “Giselle” realizado pelo Grupo mineiro de danças clássicas no palco principal do Teatro José de Alencar, onde também ocorrerá a continuação do Festival juntamente com o Dragão do Mar. Esta obra prima do Ballet Clássico traz nos papéis centrais: Michele Saramago (Primeira Bailarina do Grupo mineiro de danças clássicas - MG) que conquistou diversos títulos e prêmios no país e também de reconhecimento internacional no mundo da dança, interpretando “Giselle”, Javier Torres (Primeiro Bailarino do Northern Ballet – Inglaterra) como “Albretch”, Luiza Boaventura (Primeira Bailarina do Dance Alive National – EUA) como “Mirtha”, José Rodriguez (Primeiro Bailarino do Balleteatro Nacional de Porto Rico) como “Hilarion”, Isabella Maylart (Bailarina do Jonh Cankro School – Alemanha) e Leonardo Bruno Rodrigues (Solista do Grupo mineiro de danças Clássicas – MG) no “Pas de Deux de Paysan”, dentre outros convidados especiais que juntos engrandecerão a noite de abertura do Festival e emocionarão o público.

“Giselle” é, sem dúvidas, o ballet mais romântico e humano do repertório clássico tradicional, abordando temas cotidianos e expressivos como a pureza do amor, o choque da traição e a nobreza do perdão, interpretando com a beleza e a magia dos movimentos harmônicos da dança clássica. O espetáculo segue seu enredo baseado na lenda eslava que tratava de mulheres mortas antes do casamento e transformadas em fantasmas, as chamadas “Willis”, do conto de Jean-Baptiste Alphonse Karr, perseguem os rapazes ingênuos ou amantes traidores em noites de lua cheia, fazendo-os dançar até a morte.  A coreografia é de Julles Perrot e Jean Coralli, na maravilhosa composição musical de Aldoph Adam.

Além de “Giselle”, o publico poderá prestigiar um trecho do espetáculo “Adoniram” realizado pelo Ballet Stagium, um dos maiores grupos nacionais, possuidores de reconhecimento da crítica pela beleza e sutileza dos movimentos que homenageiam um dos maiores ícones da música brasileira. Os ouvintes de Adoniran Barbosa eram apenas expectadores das suas músicas, assim como ele era diante da conturbada cidade de São Paulo. O poeta observava afinco toda expressão humana vivida pelos transeuntes comuns que exibiam diversas facetas angustiadas, apaixonadas, tristes e alegres pelas ruas da “cidade da garoa”. Os ingredientes necessários para a criação de suas obras poéticas também foram usados na construção coreográfica do espetáculo “Adoniran”, onde o Ballet Stagium transforma letras em coreografias na mesma melodia.

No Jardim do Teatro haverá dentre outras atrações, a apresentação da Comissão de Frente da Unidos da Tijuca – RJ que neste ano homenageou Luiz Gonzaga na Sapucaí ao dar vida e movimento a sanfonas, um verdadeiro show de criatividade que foi aplaudido de pé pelo público, contribuindo efetivamente para a conquista do título da escola de samba como Campeã Carioca do Carnaval de 2012, o grupo é regido por Priscila Motta e Rodrigo Negri.

Serviço:
Abertura do Fendafor 2012
Dia: 26 de Junho
Horário:  19h30
Entrada Franca
Local: Teatro José de Alencar  (Palco Principal e Jardim do Teatro)
Rua Guilherme Rocha S/N Centro
Informações: (85) 3101-2565/3101-2566

Nenhum comentário:

Postar um comentário