segunda-feira, 18 de junho de 2012





Preservação do Meio-Ambiente é tema de eventos em Jericoacora
Shows e cursos do V Jeri Ecocultural e filmes do III Festival de Jericoacora – Cinema Digital dão ênfase à ações de sustentabilidade
Jericoacoara sempre foi um paraíso referencial dentre as praias do Ceará – Mas o crescimento turístico daquela região, mesmo trazendo benefícios sociais e econômicos para a população estão acabando por prejudicar o meio-ambiente de um dos locais mais lindos do mundo.
Um dos benefícios que os habitantes de Jeri e os turistas que freqüentam esta praia famosa, é o investimento em cultura. Com patrocínios e apoios do Governo do Estado, Coelce, Governo Federal e outras empresas, além de pousadas e restaurantes da região, o mês de Junho está marcado pela realização de shows musicais e cursos do Jeri Ecocultural e a exibição de curtas metragens de novos realizadores brasileiros no Festival de Jericoacora – Cinema Digital.
Os dois eventos começaram na sexta-feira passada:
A terceira edição do Jeri Eco promoveu cursos de reciclagem, fabricação de produtos através do aproveitamento de materiais reutilizáveis e palestras contra o uso de drogas, além de shows animadíssimos na praia ao lado da duna do pôr do sol.
A programação cultural do V Jeriecocultural, privilegiou os artistas cearenses como a Banda Nigroover e a cantora Nayra Costa, assim como incentivando os músicos locais da Orquestra de Jijoca e o grupo de Capoeira, mas a grande atração que lotou a noite de sábado na praia foi o rapper Crioulo que reuniu cerca de mil pessoas na praia. Os eventos promovem um movimento intenso na região devido ao grande potencial turístico, porém é possível encontrar vários exemplos que vão de encontro ao objetivo desses Festivais, a preservação do meio-ambiente, exemplos como falta de lixeiros pelas ruas da cidade, casas sem saneamento básico com esgotos abertos, pontas de cigarro e latas na praia, os artistas transmitiram mensagens de conscientização para essas questões ao público.
O III Festival de Jericoacara – Cinema Digital está trabalhando neste ano a temática “Sustentabilidade”, disseminando o tema para os moradores locais tendo como ferramentas seminários, debates, oficinas e mostras competitivas.
A abertura e as mostras estão sendo realizadas este ano em um espaço aberto ao invés do circo, o que possibilitou o público de ver o céu estrelado no intervalo de cada filme. A abertura contou com a exibição do filme produzido pelos moradores de Jericoacora através das oficinas de Cinema Digital do ano passado. Já no segundo dia houve seminário com o tema “Sustentabilidade” e durante à noite o início da mostra, com os filmes Hempocrisy levantando questões sobre a venda e utilização da maconha e uso sustentável de cânhamo criado pela realizadora Maria Aline Morais de Recife e Reino do Chocolate do baiano Rafael Jardim. O segundo dia foi finalizado com o filme “O veneno está na mesa” de Silvio Tendler, abordando dados alarmantes de agrotóxicos que ingerimos nos produtos naturais.
Já no domingo, houve uma palestra com a médica Raquel Rigotto falando sobre os efeitos dos agrotóxicos no ser humano. À noite, foi feita uma homenagem a Luis Gonzaga, a entrega do Prêmio Pedra Furada para o realizador francês Olivier Gerard que exibiu o filme Une Etoile, Mille Visages e juntamente no momento internacional do Festival foi exibido o filme  "Los Colores de Helena" da realizadora Ana Paula Honig da Argentina.  
Nesta segunda-feira começa a oficina de Cinema Digital e continuidade da mostra com a exibição do filme “Garrincha, alegria do povo” que será tema do debate de hoje. O Festival vai até a quinta-feira com a exibição do filme “Mário” de Hermano Penna e solenidade da entrega do filme vencedor da mostra competitiva. A realização é feita pela Anhamum Produções Audiovisuais e Cine Clube Avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário