quinta-feira, 22 de abril de 2010

Flexibilidade ou Segurança?

Se lembra daquele celular enorme que muitas vezes não cabia no bolso e você tinha que levá-lo pregado no cinto da calça com um prendedor que tinha nas antigas capinhas para celular? É brega? Mas se lembra que naquela época só se roubava carteira , bicicleta, relógio e bolsas? E os assaltos não eram tão intensos como hoje são ? Em muitos casos a violência é tanta, que se a pessoa não tiver um celular "bom", os assaltantes chegam a agredir fisicamente a vítima. 
E repararam que os casos de assalto à celular aumentou em mais de 100% com a chegada "EXTRAORDINÁRIA" dos chips para celulares? 
Antigamente, se podia entrar em qualquer buraco falando ao celular, pois na época em que não era usado o chip e sim uma espécie de "Linha", caso o celular fosse roubado, não teria mais nenhuma funcionalidade após a vítima bloquear a linha... E vejam bem, que o celular na época era um artigo de LUXO. Um celular, desses que tinham que expandir metros  e metros de antena, outros pesavam mais que um tijolo, custavam em torno de 1.000 à 800 reais. E tinha a mesma funcionalidade principal de um celular comum. 
Talvez eu esteja sendo ultrapassado, mas realmente era bem melhor se exibir com um celular desses que tentar se exibir com um Iphone pelas grandes cidades brasileiras. 
É preferível ter um computador, uma maquina digital de boa qualidade , um telefone móvel, um GPS, um bom notebook, um mp3/mp4 [se bem que acho o mp4 inútil]... que ter tudo integrado a um só aparelho, pois se roubado é um investimento em vão. E geralmente ninguém sai com todos esses aparelhos citados de uma só vez... 
Claro que os celulares antigos se restringiam à ligações e ao envio de mensagens de texto. Se bem que a câmera, muitas vezes foram super necessárias para registrar acontecimentos inusitados.
Mas depois do surgimento do Chip , que é bastante prático, pois é só retirá-lo e colocar outro chip... Ficou totalmente viável para os assaltantes e a comercialização destes produtos roubados. Seria ótimo se houvesse uma tecnologia semelhante aos aparelhos antigos, com todos esses outros serviços de câmera, transferência de dados, GPS, mp3/mp4, Rádio, Bluetooth... mas que você tivesse a opção de que aquele celular não tivesse funcionalidade a não ser com os chips cadastrados em seu nome... Talvez exista mundo à fora, mas aqui no Brasil, é necessário, pois reduziria o histórico de roubos de celulares e tudo mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário